De 30 de abril ao dia 1º de maio, aconteceu o IX COREP-SP (Congresso Regional de Psicologia), na capital paulista, onde participei como representante dxs estudantes de Psicologia da região de Marília, designado no PRÉ-COREP, realizado na Unimar.
As discussões, tanto de âmbito regional, como nacional, foram debatidas em três eixos:
1) Organização democrática do Sistema Conselhos e aperfeiçoamento das estratégias de diálogo com a categoria e sociedade;
2) Contribuições éticas, políticas e técnicas ao processo democrático e de garantia de direitos;
3) Ampliação e qualificação do exercício profissional no Estado de garantia de direitos. Os eixos foram segmentados nas seguintes categorias: Políticas Públicas; Comunicação; Ética, Orientação e Fiscalização; Democratização do Sistema Conselhos; Projetos de Gestão; Controle Social; Sistema Conselhos – Transparência; Justiça; Formação; Direitos Humanos; Democratização da Comunicação; Deficiência; Mobilidade e Trânsito; Saúde; Justiça; Álcool e outras drogas; Criança e adolescente; Sexualidade e gênero; Emergências e Desastres; Esporte; Medicalização e Patologização; Laicidade e Religião; Educação / Psicologia Escolar; Relações Étnico-Raciais; Compromisso Social da Psicologia; Mundo do Trabalho; Regulamentação; Formação e Educação Permanente; Construção de Referências Técnicas / CREPOP; Ampliação dos espaços de inserção e atuação profissional.
Seguindo a lógica de que a postura democrática do Sistema Conselhos é primordial para o andamento de todas as questões pertinentes a classe, compus o primeiro eixo de discussões. Embora na condição de estudante, pude inferir nas temáticas elencadas, pois o grupo de trabalho em questão deliberou a maioria das propostas consensualmente.
Durante o evento, nos mobilizamos, enquanto estudantes, para elaborar a “Carta de Solicitação de Apoio a Demanda de Uma Maior da Representatividade Estudantil”, que foi amparada pela mesa diretora para encaminhamento à próxima instância responsável; e, também, fizemos a “Moção de Apoio ao Aumento da Representação Estudantil nas Instâncias Políticas do Sistemas Conselhos (COREP e CNP)”, similarmente assentida pelxs profissionais.
Reunindo psicologxs e discentes, bem como convidadxs, o Congresso contou com uma média de trezentos participantes, dos quais vinte e cinco foram eleitxs como representantes e, no caso dxs estudantes, nomeamos a aluna do 4º ano da Faculdades Integradas de Ourinhos, Eduarda Rodrigues, para defender as proposituras, junto aos(as) delegadxs no CNP (Congresso Nacional de Psicologia), que acontecerá do dia 16 à 19 de Junho, em Brasília, no CICB – Centro Internacional de Convenções do Brasil. Dos espaços de convivências às plenárias, o COREP caracterizou-se como um evento de grandes proporções. Contemplou as mais diversas demandas do estado de São Paulo, para a construção de uma Psicologia presente no engendramento de uma sociedade mais justa e igualitária.
Foi grande formador de laços fraternos entre os participantes, ampliando os mecanismos de articulação e impactou positivamente a formação profissional e humana de cada sujeito que, de forma altruísta, deu o melhor de si, naquele importante ambiente de qualificação.