Professor universitário

A disciplina de Teorias e Técnicas Psicoterapêuticas Cognitivas e Comportamentais tem como objetivo capacitar os alunos a atuar de forma integrada com a Terapia Cognitivo-Comportamental e Analítico-Comportamental. Amparar teoricamente o aluno para a futura oportunidade de realizar atendimento clínico dentro da abordagem, com prática clínica supervisionada. Aprender a empregar estratégias dessa abordagem em situações e contextos que ultrapassam a psicopatologia, como o Treinamento em Habilidades Sociais e a abordagem focada em metas aplicada às organizações, controle do estresse e qualidade de vida.

Caracterizar a Terapia Cognitivo – Comportamental (TTC) e Analítico Comportamental (AC), o processo de avaliação cognitivo-comportamental, entrevista e coleta de dados. Apresentar de Técnicas Cognitivas e comportamentais: Conceituação cognitiva no modelo teórico de Aaron Beck, Registro de Pensamentos Disfuncionais, Identificação e mensuração de emoções, pensamentos e comportamentos, Questionamento Socrático, Técnicas de relaxamento. Intervenção terapêutica nestas técnicas psicoterápicas cognitivas e comportamentais. Aspectos éticos da TCC, interação terapeuta–cliente. Campos de trabalho na abordagem cognitivo-comportamental e novas vertentes de terceira onda.

Temas Transversais: a. Saúde emocional do aluno; b. Psicoeducação dos Transtornos Mentais; c. Prevenção: atenção primária; d. Bioética: pesquisa envolvendo seres humanos; e. Habilidades Sociais nas relações interpessoais