Psicólogo Sérgio Silva no Programa Viver Bem (Canal 4)

Programa Viver Bem (Canal 4) falando sobre prevenção de abuso e violência sexual infantil

O assunto vai e vem na grande mídia, mas aqueles que atendem, viveram ou vivem este tipo de abuso não fica à mercê das pautas jornalísticas, o assunto é sério e precisamos falar sobre isso.

Sem elaborar previamente, acabei trazendo para o programa uma frase que tem me chamado atenção: “Toda violência é combatida com educação”. Para muitos, falar sobre educação sexual ou sobre violência e exploração é um “assunto pesado” mas insisto: pesado é o que acontece na vida destas pessoas. Preparei uma palestra sobre o tema, esta tem a duração de aproximadamente uma hora e meia, neste programa de televisão, tentamos aglutinar e abordar as ideias de forma sucinta. A intenção por trás disso é dizer que nosso país precisa urgentemente rever alguns conceitos (ou pré-conceitos) morais e começar a tratar sexualidade e educação sexual com mais seriedade e naturalidade. Crecemos vendo mulheres dançando praticamente nuas na televisão mas nossas adolescentes ainda têm vergonha de falar sobre puberdade, menarca ou qualquer outro assunto na televisão. Crianças usam indiscriminadamente a internet sem nenhum filtro de conteúdo e, muitas vezes, são expostos à pornografia sem sequer a procurar. Se nós (pais, educadores, profissionais da saúde e educação, legisladores e participantes da sociedade civil organizada) não nos posicionarmos e educarmos nossas crianças, [curiosas como todo criança saudável] elas buscarão informações em outros lugares e irão, como geralmente acontece, encontrar informações erradas.

CONTATO PARA PALESTRAS: http://sergiosilva.net/

SOBRE PSICÓLOGO SÉRGIO SILVA

Nasci em Pompeia (interior de São Paulo), sou psicólogo, músico, webdesign, informata, empresário, coaching, blogueiro, escritor, jornalista e palestrante. Casado com a médica pediatra Mayara Mastrange e pai da Maya desde 2015, ser e fazer tantas coisas não faz de mim alguém “em pedaços”, pelo contrário, isto que me faz inteiro. Ainda como estudante, atuei na construção do Blog da Psicologia (principal informativo da categoria em nossa região), participei do Núcleo de Assistência Psicológica e Psicoeducacional e de Pesquisa (NAPEP) da UNESP de Marília, projeto de combate e tratamento de tabagismo junto à Santa Casa de Marília e atendimentos psicoterapêuticos na Clínica Escola. Atuei também, como jornalista, em diversos veículos digitais e impressos na região, prestei serviço como assessor de imprensa de alguns órgãos governamentais (como a Prefeitura de Oriente). Como educador na Fundação Casa de Marília, desenvolvi e pratiquei minha metodologia de ensino voltado a tornar prático e acessível os conhecimentos da psicologia (temática que circunda minhas palestras).