Uma noite especial com direito à exposição, mesa-redonda e apresentações artísticas está sendo preparada para a celebração do Dia Nacional da Luta Antimanicomial na Unimar – Universidade de Marília. O evento aconteceu nesta quarta-feira, dia 18 [2016], a partir das 19h, no bloco IX (hall e anfiteatro).
Há mais de um mês, alunos do quinto termo de Psicologia, juntamente com a Professora Ms. Karla Ribeiro, estão preparando as atividades que irão compor a noite, que marca um dia de reflexão sobre os cuidados terapêuticos com portadores de transtornos mentais. Para Karla Ribeiro, a importância do Dia Nacional da Luta Antimanicomial está tanto em publicizar os horrores cometidos por um certo tipo de pensamento hegemônico e totalitário para com os pacientes portadores de sofrimento mental, quanto em formar profissionais críticos e éticos para abrir possibilidades de trabalhos humanizados e atentos ao cuidado psicossocial.
“Que a vida de nenhum paciente morto neste contexto tenha sido em vão, na medida em que falar sobre isso, discutir, criticar é o que nos possibilitará praticas mais inteligentes e solidárias ao invés de repetir o historicamente trágico”, completou a professora. O evento é gratuito e está aberto a todos da comunidade.